Retirar as guelras e escamas do robalo e enxaguar.
Corte a cabeça do robalo limpo com uma faca nas barbatanas peitorais e pélvicas e bata levemente com a faca. Corte da lombada com uma lâmina de barbear.
O outro lado também é aberto da coluna com uma lâmina para remover o osso da viga.
Corte a carne do peixe em pequenos quadrados com uma faca diagonal, a faca deve tocar a pele, mas a pele do peixe não deve ser quebrada.
Cubra o peixe marinado com uma camada de amido seco, sacuda o excesso de amido e cubra a cabeça do peixe com uma camada de amido seco.
Coloque o óleo na frigideira e aqueça a 50% do calor, coloque o robalo e frite-o, quando a temperatura do óleo subir para 80% do calor, adicione o robalo e frite até que a pele esteja crocante e a cor dourado, retire.
O robalo já frito duas vezes é retirado e reservado.
Coloque um pouco de óleo base na frigideira, adicione o gengibre fatiado e mexa até perfumar. Coloque o molho de tomate. Adicione um pouco de água. Adicione o açúcar, vinho de cozinha, vinagre branco. Refogue até incorporar o tempero.
Engrosse com amido de água. Engrosse o molho, frite rapidamente e refogue até que o suco fique menos oleoso. Despeje sobre o robalo frito.
De cor dourada, crocante por fora e macio por dentro, agridoce por dentro, fresco e delicioso.